25 de junho de 2014 as 13:48 / Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Geral

“Centopeia da Leitura”: Programa pretende inserir o hábito da leitura no cotidiano dos alunos

A Escola Laurentino Machado do município de Tio Hugo, lançou na última semana o projeto “Centopeia da Leitura”. Pais, alunos, professores, a Secretária Marilene Marquetti e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, acompanharam o lançamento do projeto, que aconteceu em uma das salas da escola. A chefe de gabinete da prefeitura municipal, Valduze Back Vollmer, representou o prefeito Verno Aldair Müller, que estava em uma reunião concomitante ao lançamento do projeto.

A mentora do projeto “Centopeia da Leitura” é a professora da escola Laurentino Machado, Lucilene Cardoso. A diretora da escola, Denubia Silva, ressaltou que agora é importante que a comunidade escolar participe de forma efetiva do projeto, para que ele possa ser executado da melhor forma possível. “A partir deste momento é importante que haja um bom entrosamento entre pais e professores, para que os alunos sejam acompanhados e incentivados a ler, contribuindo para o sucesso do projeto”, disse Denubia.

Ler é 100sacional:

O projeto “Centopeia da Leitura” cujo o tema é; “Ler é 100sacional. Cultive o grande leitor que tem dentro de você”, consiste na criação de um corpo para uma centopeia. Para que o seu corpo cresça, é necessário ler livros, cada livro lido pelo aluno resulta em um pedaço do corpo da centopeia. Cada estudante terá a sua própria centopeia, que crescerá conforme o interesse dos estudantes pela leitura.

O projeto tem como intuito principal estimular os alunos do pré A e B, e da 1º e 2º série, a criar gosto pela leitura. A professora Lucilene Cardoso crê que se os alunos pegarem gosto pela leitura desde o início de suas vidas, eles se tornarão leitores natos no futuro. “Este projeto busca proporcionar uma experiência agradável através da leitura, visto que o ato de ler abre novas perspectivas à criança, permitindo-lhe posicionar-se criticamente diante da realidade. Portanto, ressalto que o projeto “Centopeia da Leitura: ler é 100sacional” tem como principal objetivo despertar o gosto, o desejo, o prazer e o interesse dos alunos pela leitura, desenvolvendo habilidades para a formação de bons leitores e escritores”, enfatizou a professora.

Para que os alunos também desenvolvam intelectualmente o hábito da interpretação de situações, o projeto disponibiliza um caderno para cada. Neste caderno personalizado, eles poderão desenhar e contar como eles entenderam a história lida no livro. Os pais presentes no lançamento do projeto se comprometeram em acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos, acompanhando o crescimento de sua respectiva centopeia.

A Secretária Municipal de Educação, Marilene Marquetti, destaca que esse projeto é visionário, e muito importante para a formação dos alunos. Deste modo, ele será proposto a mais escolas do município de Tio Hugo. “É um grande projeto, e certamente ele terá êxito em nosso município. Além disso, vamos implantar projetos desta natureza nas demais escolas de Tio Hugo, para que formamos uma base educacional sólida, e para isso os estudantes precisam ser estimulados desde o início. Parabéns a escola Laurentino Machado, este é um projeto sensacional, como o próprio tema define”, destacou a Secretária.